terça-feira, 18 de março de 2008

Procrastinar ou não!!!

Depois de escrever o ultimo tópico (Tempo, tempo, tempo...) estive conversando com uma prima minha, que é psicóloga pós graduada na Universidade de Brasília (UNB), e ela me falou sobre um termo que pra mim era quase desconhecido, quase porque eu já havia ouvido mas nunca tinha relacionado, que é o termo procrastinação, que segundo a wikipédia significa: Procrastinação é o deferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos. Enquanto é normal que as pessoas procrastinem até um certo ponto, isso se torna um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de alguma desordem psicológica ou fisiológica.

Mas, se procrastinação é uma coisa tida como ruim, então porque nos fazemos tão bem? Mas o ponto é que ainda há quem defenda uma boa procrastinação , que é o caso de Gustavo Chaves em seu blog em dezembro de 2005 http://blog.gnustavo.com/2006/11/boa-e-m-procrastinao-traduo-para-o.html onde diz o seguinte:

Há três variantes da procrastinação, dependendo do que você faz ao invés de trabalhar em algo: você pode trabalhar (a) em nada, (b) em algo menos importante ou (c) em algo mais importante. Eu acredito que este último tipo seja a boa procrastinação.

É como aquele "cientista distraído" que se esquece de se barbear, de comer, e até mesmo de olhar pra onde está indo enquanto pensa num problema interessante. Sua mente se desliga deste mundo porque está trabalhando duro em outro.

É nesse sentido que as pessoas mais impressionantes que eu conheço são todas procrastinadoras. Elas são procrastinadoras do tipo C: deixam de fazer as pequenas coisas pra trabalhar nas coisas importantes.

Lendo tudo isso e tendo que ter uma posição sobre o assunto, eu digo que o bom pracrastinador é aquele que sabe identificar aquilo que é passível de ser procrastinado, essa seria a “Boa procrastinação” como diz Gustavo, mas quando protelamos ou procrastinamos o pagamento da conta de luz, essa é a má procrastinação, agora, cabe a você decidir, procrastinar ou não procrastinar.

Nenhum comentário: