quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Prisões - Eu meu cachorro e o governador Arruda.

O que é uma prisão? Segundo o dicionário Houaiss é o seguinte:

n substantivo feminino
1 ato ou efeito de prender; captura, aprisionamento, detenção
Ex.: a televisão mostrou a p. do traficante
2 estado de preso; cativeiro
Ex.: a p. deixou-o física e moralmente abalado
3 casa de detenção; cadeia, presídio
Ex.: escreveu um livro na p.
4 Derivação: por extensão de sentido.
recinto fechado; cela, gaiola, clausura
Ex.: seu local de trabalho é uma p. sem ar
5 (sXIII)Derivação: por metonímia.
corda, corrente, grilhão com que se prende
Ex.: tentou livrar-se da p.
6 Derivação: sentido figurado.
vínculo imaterial que restringe a liberdade de uma pessoa; peia, laço
Ex.: ele encontrava-se então na doce p. do amor
7 coisa que atrai ou cativa a mente, monopolizando a atenção
Ex.: o computador é uma p. para alguns
8 atividade, emprego ou trabalho estafante ou enfadonho que o indivíduo não pode abandonar, por motivos econômicos ou outros
9 Rubrica: música.
m.q. ligadura de duração



Gostei muito do item oito que é o meu tipo de prisão, é a prisão do homem livre a prisão dos horários, dos tempos e movimentos, a prisão dos salários regrados das contas do final do mês das preocupações com o futuro, é a prisão das férias de fim de ano, a prisão de ter que seguir o que é politicamente correto e ainda se vangloriar que vive uma vida de retidão, nome limpo a toda custa prestações e alugueis.

Existe ainda a prisão como a do meu cachorro, que fica em casa o dia todo e como recompensa ganha meia hora de carinho a noite comida e água limpa, tratamento médico, a certeza de um lar onde ninguém a maltratará e ela apesar de tudo prefere essa prisão do que viver na rua onde pra ela seria muito pior.

E existe ainda a prisão do nosso ex-governador que por desvio de verba, lavagem de dinheiro e tentativa de suborno sem contar outros delitos, está no sentido mais literal da palavra preso. Numa cela propriamente dita, com guardas e horários de visita e advogados e julgamentos e tudo o mais que acarreta uma cadeia.

E ai é que entra a pergunta: Qual a diferença entre eu, meu cachorro e o Arruda?

E em seguida tem a resposta: eu fui obrigado a entrar nessa prisão por uma convenção social, meu cachorro foi obrigado a entrar na prisão dele pra ter proteção e abrigo, já o arruda foi para a prisão por opção, por que quis ter mais e mais dinheiro e poder.
A diferença entre nós três é que apesar do ex-governador estar numa cadeia é o que está mais próximo da verdadeira liberdade.

2 comentários:

Paty disse...

Nossa como meu amigo é inteligente!
Gostei bastante, muito bem redigido.
Beijos

Hayet disse...

Puta-que-pariu! Mandou bem Sérgio!